Alice Oseman

Aclamada pela crítica internacional, best-seller mundial, com digressões de livros esgotados em diferentes países e continentes, Heartstopper, de Alice Oseman, mostra ser uma das BDs de temática LGBTQI+ mais populares da atualidade. O sucesso e popularidade dos livros – uma coleção de quatro volumes no qual fora já anunciado o lançamento de um 5º e último volume – ganhara tal alcance que, em 2022, a plataforma de streaming Netflix decide adaptar a história a uma série de duas temporadas com a produção da See-Saw Films.

Heartstopper conta a história de dois adolescentes, Nick e Charlie, que se conhecem numa escola britânica e que rapidamente se tornam amigos e se apaixonam. Cada um dos quatro volumes convida-nos a reviver, através das aventuras do casal, os altos e baixos do primeiro amor, a importância da amizade, o coming out, o bullying e a tão ignorada e importante saúde mental entre pessoas LGBTQIA+.

Mas engane-se quem julga que esta é mais uma das muitas histórias “clichê” em torno de um casal de jovens gays. Pelo contrário, Alice Oseman mostra preocupar-se com a representatividade e diversidade da sigla LGBTQIA+ ao descortinar a invisibilidade da bissexualidade, a representatividade lésbica e a marginalidade associada às vivências trans. Ainda que Nick e Charlie sejam as figuras centrais da narrativa cada personagem mostra trazer uma mensagem importante em torno de diferentes questões.

Entre o ambiente escolar e familiar, do importante papel dos pais, da família e dos professores em assegurar um ambiente seguro e saudável para os jovens, captamos no desenrolar da história a autenticidade e veracidade do mundo adolescente. Porém, asseguraria que um dos aspetos menos felizes apontados ao texto prende-se com a omissão do desejo e vida sexual dos personagens. Não com isto insinuar a expectativa de descrições mais ou menos íntimas ou eróticas mas, considerar a sexualidade como um elemento chave no processo de auto-descoberta da adolescência, um traço indissociável a esta fase da vida.

Ainda assim, fruto da sua originalidade criativa, a autora, ilustradora e argumentista britânica, com apenas 28 anos de idade mostra já publicar uma série de obras – Solitaire, Radio Silence, I Was Born For This e Loveless -, vencedora de prémios literários – YA Book Prize, os Inky Awards, a Carnegie Medal e os Goodreads Choice Awards – e ser galardoada personalidade do ano de 2023 pela Attitude e Ilustradora do Ano pelo The British Book Awards.

Sem querer entrar em maiores detalhes mas não perdendo a oportunidade de aguçar a curiosidade para uma leitura dinâmica, eis os quatro volumes da coleção:

Heartstopper – Rapaz conhece rapaz (Vol I)

O primeiro volume “Rapaz conhece rapaz” traz ao público a história encabeçada por Oseman na sua primeira obra “Solitaire”, obra em que a irmã de Charlie, Tori, narra a relação firme e carinhosa de Nick e Charlie. Tori, na coleção de Heartstopper, é apenas uma personagem secundária mas que, enquanto irmã mais velha, mostra o seu apoio e incentivo à relação do irmão com Nick. Neste volume conhecemos Charlie e Ben, um colega de turma de Charlie com quem este mantinha uma relação secreta, os amigos de Charlie: Tao, Elle, Allad e claro, Nick.

ISBN:  9789899039216 Editor: Cultura Editora Páginas: 288

Heartstopper – O nosso segredo (Vol II)

O segundo livro, “O nosso segredo”, foca-se sobretudo em Nick e na sua jornada de auto-descoberta. Da sua relação de amizade e despertar da paixão por Charlie que causando incómodo aos seus amigos heterossexuais vence com o apoio da família e dos/as seus novos/as amigos/as: Tara e Darcy, o casal de lésbicas que viriam a fazer parte do “gangue de Paris” no volume III.

ISBN:  9789899039612 Editor: Cultura Editora Páginas: 320

Heartstopper – Uma viagem a Paris (Vol III)

Neste terceiro volume, “Uma viagem a Paris”, começamos com Nick e Charlie como casal sólido nas férias de Verão e de viagem a Paris. Ao longo da sua estada na capital francesa percebemos como o casal teria a aprender um com/sobre o outro. Também assistimos ao aprofundar das questões relativas à saúde mental de Charlie nomeadamente o seu transtorno alimentar e auto-mutilação. É neste volume que a autora explora mais as personagens de Tao, Elle, Tara, Darcy e Aled, permitindo ao(à) leitor(a) um maior envolvimento com a história e com o casal.

ISBN:  9789899039858 Editor: Cultura Editora Páginas: 284

Heartstopper – Muito mais do que palavras ( Vol IV)

O último volume, “Muito mais do que palavras”, centra-se em Charlie na superação dos seus fantasmas e cuidado com a sua saúde mental. Nick aprende a lidar com o problema de saúde de Charlie mostrando o seu amor através do companheirismo e compreensão naquele caminho de recuperação. Também, nesta obra, é explorado o coming out de Nick ao seu pai e aproximação das famílias de Nick e Charlie.

ISBN:  9789899096448 Editor: Cultura Editora Páginas: 384

Resta-nos aguardar pelo desfecho da história com a publicação do quinto volume de Heartstopper no qual a autora nos promete um final “mágico e emocionante e cheio de felicidade queer”. Enquanto isso, recordemos as aventuras de uma de uma das séries LGBTQIA+ românticas mais vistas em todo o mundo.

Heartstopper | Trailer oficial | Netflix


Design a site like this with WordPress.com
Iniciar