Bruno Bimbi

“Durante muitíssimo tempo, o mundo foi mais ou menos igual para os homossexuais: estigma, maus tratos, perseguição policial, vergonha, culpa, violência, ocultação. Se o jovem homossexual dos anos setenta acordasse na década de cinquenta ou na de trinta, não notaria grandes diferenças, se não considerarmos o que interessa a Hollywood. Mas a transformação nas últimas décadas foi tão grande que já vivemos noutro mundo, antes inimaginável. Parece que estamos cada vez mais perto de confirmar que, como diz Osvaldo Bazán, a homossexualidade não é nada.”

Bruno Bimbi, Fora do Armário; Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans no séc. XXI (Sextante Editora, 2020)

Bruno Bimbi é um jornalista, escritor e ativista LGBT argentino. É autor dos livros Casamento Igualitário e O Fim do Armário, este último que chegou a Portugal recentemente, em 2020, depois de um grande sucesso das edições argentina, brasileira, peruana, espanhola e mexicana. Depois de ter sido um dos responsáveis da campanha que levou à aprovação do casamento igualitário na Argentina — o tema do seu primeiro livro —, coordenou também a campanha no Brasil, convocado para essa tarefa pelo ex-deputado Jean Wyllys, de quem foi assessor durante os seus dois mandatos no parlamento brasileiro. Tal como Jean Wyllys, Bruno Bimbi decidiu abandonar o Brasil depois da eleição de Jair Bolsonaro e, desde então, vive em Barcelona, onde fez um mestrado em Criação Literária na Universidade Pompeu Fabra.

Em O Fim do Armário, obra inconclusa que serve de referência para novas lutas, resulta do testemunho pessoal do autor e das suas experiências enquanto homem gay, académico, jornalista e ativista, Bruno Bimbi mostra uma escrita iluminada em tempos do crescente obscurantismo desinformativo à cerca das questões de género e sexualidade. Uma leitura que nomeando e desvelando conceitos como bullying, bears, coming out, petting, outing, Stonewall, dark room e don’t ask, don’t tell, escancara as portas do armários para os comportamentos excludentes que continuam a aprisionar diferentes existências dentro e fora da comunidade LGBTQIA+.

Numa leitura que abre caminho e cita inclusivamente outras leituras para estes temas, o autor mostra como a sexualidade humana é mais complexa e interessante do que as caixinhas que usamos para a classificar. Fala-nos das mudanças, dos avanços e retrocessos ao percurso da afirmação da liberdade de género e sexual no último século através de personalidades como Jóhanna Sigurðardóttir, Alan Turing ou Billy Elliot, figuras públicas conhecidas mas, também, de nomes anónimos que personalizam as vivências, o silêncio e a violência LGBTQIA+fóbica em diferentes partes do mundo.

Uma leitura obrigatória e que gera debate sobre o caminho das lutas em torno da liberdade e autodeterminação individual dentro da comunidade LGBTQIA+ como e, sobretudo, obrigatória para todas pessoas que queiram compreender melhor algumas das questões fulcrais pelo qual pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo, não binárias, se defrontam todos os dias numa sociedade hostil que as tenta apagar.

Um livro de luta, de dor, de sangue mas, também, de alegria e muito amor.

Bruno Bimbi apresenta o livro recentemente editado em português “Fora do Armário” (2020)

ISBN: 978-989-676-039-7 Editor: Sextante Editora Páginas: 372


Uma resposta a “O Fim do Armário: Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans no séc. XXI”

  1. Avatar de Mês da História LGBTQIA+ – LeiturasQueer

    […] O Fim do Armário: Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans no Séc. XXI […]

    Gostar

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar