Margarida Fonseca Santos

Margarida Fonseca Santos, autora reconhecida e muito querida do público, tem uma grande parte das suas obras no Plano Nacional de Leitura e conta com quase 30 anos de carreira. Começa por escrever para crianças e para adultos, vindo a escrita para jovens um pouco mais tarde.

É autora de livros como Altamente (ed. Edicare, 2015), O Boião Mágico (ed. Editorial Presença, 2013), Uma Questão de Azul-Escuro (ed. Zero a Oito, 2020) e Há Dias Assim (ed. Fábula, 2017). É também responsável pelo projeto “Histórias em 77 Palavras”, recomendado pelo PNL (ed. Zero a Oito, 2020).

Além de escrever para crianças e adultos, e também teatro, trabalha na área da Escrita Criativa e do Treino Mental, algo que ficou do tempo em que se dedicava à Pedagogia e à Formação Musical. A coleção A Escolha É Minha é o reflexo de todo este percurso da autora.

Nesta obra Margarida Fonseca Santos conta-nos através do contexto escolar, a estória de Larysa, uma jovem adolescente que enfrenta um namoro violento e que lhe custa admitir e terminar. É com a ajuda dos seus colegas e amigos, Terezinha e António que, fruto de uma iniciativa da Biblioteca Municipal em promover um jornal escolar digital, lançam mãos à obra para ajudar Larysa.

Os jovens criam um «Espaço para Ouvir o que Tens Sentido», uma caixa de correio em madeira, que recebe mensagens anónimas dos alunos, que são publicadas no jornal e respondidas pela psicóloga da escola. É através desta caixa de correio que a nossa jovem ganha coragem para denúnicar as agressões do seu namorado, Sebastião, e que aos poucos e poucos constrói um novo caminho na sua vida, desta vez menos pesado e mais feliz.

Recordamos que segundo o Estudo Nacional sobre Violência no Namoro 2023 (CIG), 67,5% dos casais jovens – 6000 jovens do 7.º ano ao 12.º ano de escolaridade – não percecionam como violência no namoro, pelo menos, 1 dos seguintes comportamentos: controlo, violência psicológica, violência sexual, perseguição, violência através das redes sociais e violência física.

O Estudo, realizado anualmente desde 2017, analisa a legitimação da violência no namoro pelos/as jovens e os indicadores de vitimação nas relações de namoro. Os resultados apontam para a importância da prevenção primária da violência de género em contexto escolar e desta ser desenvolvida de uma forma holística, sistemática e continuada, de modo a consciencializar crianças e jovens para a desconstrução da violência e para o desenvolvimento de relações interpessoais de namoro e de intimidade saudáveis.

Conhece o documento na íntegra aqui.

Não me Magoas Mais é uma obra contemporânea e emotiva que aborda o problema da violência no namoro e apresenta formas concretas de ajudar as vítimas. Recomendada pela APAV.

Conhece também o projeto APAV para Jovens. Aqui podes encontrar informação e ajuda sobre como proceder em situações de violência no namoro.

ISBN:  9789897879159  Editor: Fábula Páginas: 128


Design a site like this with WordPress.com
Iniciar