Catarina Sobral

A Irrequieta Madalena Perdigão, com texto e ilustrações de Catarina Sobral, é o primeiro número da coleção “Heroína nas Artes”, uma coleção de livros infanto-juvenis dedicada a mulheres que, através da arte, transformaram o nosso mundo.

Madalena Perdigão(1923-1989) foi uma figura determinante na configuração da intervenção da Fundação Calouste Gulbenkian no domínio das Artes do Espetáculo, desde o estabelecimento da instituição, com consequências até aos nossos dias. Nesta obra seguimos a vida e obra de Madalena ao longo de 66 anos de vida, desde o seu nascimento e tempos de juventude nas praias da Figueira da Foz; a sua entrada na organização feminista Conselho Nacional das mulheres Portuguesas, em 1946; a sua mudança para Paris com o patrocínio de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, para estudar piano; até a sua entrada para a Fundação Calouste Gulbenkian onde entre outras coisas cria o grupo de bailado; o coro e a orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian.

Descobrimos também que Madalena, irrequieta, após deixar a Fundação no pós 25 de Abril de 1974, torna-se Ministra da Educação e, mais tarde, Ministra da Cultura, levando à reestruturação do ensino artístico em Portugal.

Em 1984, Madalena Perdigão regressou à Fundação Calouste Gulbenkian, criando o ACARTE- Serviço de Animação, Criação Artística e Educação pela Arte que dirigiu até 1989, tendo concretizado três edições dos Encontros ACARTE – Novo Teatro/Dança da Europa (1987, 1988 e 1989). Neste serviço, com objetivo de fomentar a criatividade artística da sociedade portuguesa, levou a cabo um programa ambicioso e multidisciplinar que culminou na apresentação de trabalhos artísticos nas áreas da dança, teatro, cinema, performance, vídeo, literatura e música. O Centro Artístico Infantil foi criado no âmbito do ACARTE e dos princípios da educação pela arte (1984-2002).

Tudo isto em poucas palavras e com as ilustrações vívidas e maravilhosas de Catarina Sobral, ilustradora feminista natural de Coimbra que conta já com dezenas de prémios.

Ficamos ansiosas por descobrir os próximos números desta coleção!

ISBN: 978-989-671-824-4 Editor:Tinta da China Páginas: 55


Design a site like this with WordPress.com
Iniciar