O 25 de Abril contado aos miúdos pode ser um desafio. O segredo é descomplicar. Fica a sugestão de um par de livros com as palavras certas sobre a Revolução dos Cravos e da Liberdade.

ERA UMA VEZ O 25 DE ABRIL

Texto: José Fanha Ilustração: Silvadesigners

O autor deste livro, José Fanha viveu o 25 de abril de 1974 com espanto, alegria e felicidade, como muitos outros jovens de então. Com o passar dos anos, percebeu que os jovens de hoje pouco sabem desses dias distantes. Resolveu então contar a história de como era Portugal antes da Revolução dos Cravos, como se desenrolaram os dias do 25 de abril e como surgiu o Movimento das Forças Armadas que o fez acontecer. Não quis fazer um livro de História. Quis antes falar desse período como quem conta uma história fantástica e complexa, heroica, divertida e contraditória, mas maravilhosa e verdadeira. Uma história que mudou a História.

ISBN:  9789898892218 Editor: Desassossego Páginas: 320

AVÓ, ONDE É QUE ESTAVAS NO 25 DE ABRIL?

Texto: Ana Markl Ilustração: Christina Casnellie

O que sabes sobre o 25 de Abril? Está bem, é feriado. Mas o que mudou na nossa vida e por que é que há pessoas a passear com cravos nesse dia? O curioso Manu está de volta e quer saber mais sobre este momento histórico, até porque planeia fazer a sua própria revolução. Mas, desta vez, precisa da ajuda de quem viveu esse tempo: a sua avó. Junta-te ao Manu nesta viagem pela memória. Descobre, afinal, para que é que se fez o 25 de Abril. E não te esqueças de comer brócolos.

ISBN:  9789896233747 Editor: Lilliput Páginas: 48

O Tesouro

Texto: Manuel António Pina Ilustração: Pedro Proença

No País das Pessoas Tristes existiu um tesouro, há muito roubado a crianças e adultos: a liberdade. Até que um dia se juntaram todos e encheram as ruas de cravos vermelhos, recuperando a alegria de viverem neste novo país chamado Portugal. «Porque esta história não é uma história inventada. É uma história verdadeira», explica-nos Manuel António Pina, pedindo-nos que guardemos o tesouro do 25 de Abril bem fundo no nosso coração.

O Tesouro foi publicado pela primeira vez em 1994, pela Associação 25 de Abril e pela APRIL, com o alto patrocínio do Presidente da República de então, Dr. Mário Soares. Em 1999, nos 25 anos do 25 de Abril, O Tesouro deu origem ao premiado filme de João Botelho: Se a Memória Existe.

A nova edição foi enriquecida com magníficos desenhos de Pedro Proença: uma parceria que já nos habituou a outros tesouros como O Pequeno Livro da Desmatemática ou Perguntem aos Vossos Gatos e aos Vossos Cães.

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3.º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula – Grau de Dificuldade II.

O Tesouro – RTP Ensina

ISBN:  978-972-37-1695-5 Editor: Assírio & Alvim Páginas: 48

7 X 25 – HISTÓRIAS DA LIBERDADE

Texto: Margarida Fonseca Santos Ilustração: Inês do Carmo

7×25 Histórias da Liberdade é um conjunto de contos cujas personagens principais, falando na primeira pessoa, são objectos carregados de simbologia: o semáforo que travou a revolução durante uns minutos, o lápis da censura que, de repente, se vê como um elemento criativo nas mão de uma criança, a G3, o portão da prisão de Caxias, o megafone…

ISBN:  9789895575237 Editor: Edições Gailivro Páginas: 40

VINTE CINCO A SETE VOZES

Texto: Alice Vieira Ilustração: Filipe Abranches

Que foi que aconteceu no dia 25 de Abril de 1974?
Aparentemente a resposta é fácil. Mas só aparentemente, pois tudo vai depender da idade que têm os que a ela respondem… Para os mais novos, aqueles a quem 1974 é a Pré-História, 25 de Abril, 10 de Junho, 5 de Outubro ou 1.º de Dezembro é tudo o mesmo, ou seja, é feriado e isso é que importa. Mas para os mais velhos, as coisas não são assim tão simples. Do conjunto de sete vozes diferentes se faz esta história – com um final feliz, já que a liberdade também se pode…

ISBN: 9789722125468 Editor: Editorial Caminho Páginas: 72

25 Mulheres, Uma Revolução No Feminino

Texto: Raquel Costa

No ano da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, somos convidados a conhecer as histórias de 25 Mulheres, contadas pela sua voz.

Esta viagem à sociedade portuguesa do início dos anos 70, espelha as contradições da condição feminina, com as quais ainda nos debatemos hoje, meio século depois. O que mudou? Como mudou? Como nos víamos na altura? Como nos vemos agora?

Isolar 25 histórias é tarefa ingrata, mas fica a esperança de que as selecionadas possam representar, de forma digna, a gloriosa diversidade da existência no feminino.

Acima de tudo, fica o desejo de que este livro favoreça a curiosidade e o diálogo, quer pelo aprofundamento das raízes históricas dos relatos aqui narrados, quer pela indagação do significado contemporâneo do ser mulher.

Tal como o caminho para a liberdade, este é um livro em permanente construção.

ISBN: 9789895810505 Editor:  Oficina do Livro  Páginas: 48

Boas Leituras!


Design a site like this with WordPress.com
Iniciar